domingo, 20 de setembro de 2015

CAFETERIA

O QUE É O CAFÉ

Café é o nome que se dá à bebida feita a partir do fruto do cafeeiro. Acredita-se que a origem do nome seja herdada da palavra “qahwah”, que designa o vinho para os povos árabes. Nativo da África, o arbusto selvagem faz parte da família Rubiaceae. O cafeeiro é uma planta tropical e pode atingir de 1,5 m a 18 m.
Para virar a bebida que conhecemos, a fruta passa por um complexo processamento para gerar um grão que é torrado e, em uma última etapa, moído. Atualmente é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água, e movimenta um mercado de US$ 70 bilhões, cuja produção envolve cerca de 25 milhões de famílias. O café é apreciado por mais de um bilhão de pessoas e seu consumo tem crescido diariamente.
Grãos Arábica e Robusta
O café possui duas variedades mais utilizadas comercialmente: a arábica e a robusta, de características bastante diferentes. No Brasil, os cafés especiais devem ser feitos a partir de grãos 100% arábica e, em geral, os grãos robusta são utilizados para a produção de cafés tradicionais, de características sensoriais inferiores. Em outros países produtores, como Etiópia e Indonésia, há cafés de altíssima qualidade, feitos a partir de grãos robusta. Veja algumas diferenças entre eles.

O BRASIL É HOJE O
MAIOR PRODUTOR MUNDIAL
DE CAFÉ

Arábica

Arábica

Em geral, resulta em cafés superiores, aromáticos, de gosto suave e equilibra- do, que podem ser consumidos sem blen- ds. Possui muitas variedades, entre elas, a também chamada arábica (ou typica) e a bourbon. A typica apresenta mu- tações como Caturra, Mundo Novo e Blue Mountain. Outra variedade im- portante da typica é a Maragogipe, vin- da da região de Maragogipe, em Alagoas. Também conhecida por “elephant beans”, tem o grão um terço maior do que os outros.
Robusta

Robusta

No Brasil também conhecida como conilon, é usada para compor blends. Possui duas vezes mais cafeína e é menos complexa (apresenta apenas 22 cromossomos, metade da arábica). Se desenvolve bem em temperaturas mais altas e em baixas altitudes.

DRINQUES COM CAFÉ

Seja ao montar sua própria cafeteria, criar um cardápio ou apenas servir bebidas com café, alguns drinques são obrigatórios. Veja a seguir os mais conhecidos no Brasil.
Espresso

Espresso

Bebida concentrada. Feita com 7 a 9 gramas de pó de café e água (30 ou 50 ml )
Curto ou ristretto

Curto ou ristretto

Bebida concentrada, mais intensa, feita com cerca de metade da quantidade de água do espresso convencional e a mesma quantidade de café
Duplo ou doppio

Duplo ou doppio

É a dose dupla de espresso servida na mesma xícara (60 ml)
Carioca ou americano

Carioca ou americano

Bebida feita com ½ dose ou 30 ml de café espresso na xícara, acrescidos de água quente até completar 50 ml
Machiato

Machiato

Uma dose de espresso (50 ml) com uma camada de espuma vaporizada de leite no topo da xícara
Cappuccino

Cappuccino

De origem italiana, sua cor lembra a das vestimentas dos monges cappuccinos. A receita clássica leva 1/3 de espresso, 1/3 de espuma vaporizada de leite e 1/3 de leite vaporizado